sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Celebração

Graça, Paz e Alegria!

Está no Portal Evangélico Compartilhando Na Web 12/02/2008.

Esdras 6.16-22

16 E os filhos de Israel, os sacerdotes e os levitas, e o resto dos filhos do cativeiro fizeram a dedicação desta casa de Deus com alegria.
17 Ofereceram para a dedicação desta casa de Deus cem novilhos, duzentos carneiros e quatrocentos cordeiros; e como oferta pelo pecado por todo o Israel, doze bodes, segundo o número das tribos de Israel.
18 E puseram os sacerdotes nas suas divisões e os levitas nas suas turmas, para o serviço de Deus em Jerusalém, conforme o que está escrito no livro de Moisés.
19 E os que vieram do cativeiro celebraram a páscoa no dia catorze do primeiro mês.
20 Pois os sacerdotes e levitas se tinham purificado como se fossem um só homem; todos estavam limpos. E imolaram o cordeiro da páscoa para todos os filhos do cativeiro, e para seus irmãos, os sacerdotes, e para si mesmos.
21 Assim, comeram a páscoa os filhos de Israel que tinham voltado do cativeiro, com todos os que, unindo-se a eles, se apartaram da imundícia das nações da terra para buscarem o Senhor, Deus de Israel;
22 e celebraram a festa dos pães asmos por sete dias com alegria; porque o Senhor os tinha alegrado, tendo mudado o coração do rei da Assíria a favor deles, para lhes fortalecer as mãos na obra da casa de Deus, o Deus de Israel.

Hoje, damos ênfase no versículo 19: E os que vieram do cativeiro celebraram a páscoa no dia catorze do primeiro mês.

O povo que tinha ido para o cativeiro pode não ter celebrado a Páscoa durante o tempo que durou esse evento. Estavam em terra estranha e distante, era cativos, não tinham liberdade total, apesar que os que seguiram para o cativeiro babilônico não tiveram que, necessariamente, assumir os costumes desse reino. Mas, longe de casa, perdendo a identidade e muitos costumes, muita coisa, claro, se perdeu ou ficou adormecida durante esse tempo.

Quando o povo volta, todos fazem uma série de coisas, e entre elas, celebram a Páscoa. O que significava celebrar a Páscoa? Dois pontos:

1) OBEDIÊNCIA: Celebrar a Páscoa era obedecer a instituição da mesma ainda no livro do Êxodo. Era para realizar o memorial e tal atitude demonstraria obediência do povo em relação ao que o Senhor ordenou. Devemos, hoje, em nossos afazeres, lembrar sempre que devemos tomar cuidado com essa questão de obediência em relação a vontade do Senhor. Somos chamados a fazer essa Vontade. Temos liberdade para fazermos o que quisermos, mas se optarmos por fazer a vontade do Senhor, estaremos realizando o melhor! Devemos obedecer.

2) MEMORIAL - TESTEMUNHO: A celebração da Páscoa envolvia tanto a questão memorial como de testemunho. Enquanto memorial, eles lembravam do que o Senhor tinha feito para libertá-los da escravidão no Egito. E enquanto testemunho, a Páscoa era celebrada para confirmar que tal evento tinha acontecido e dar a cada geração que nem mesmo viu aqueles eventos do passado a chance de um contato histórico com tal evento. Da mesma forma, devemos nos lembrar do que o Senhor já fez. Com essa lembrança, podemos ter forças para enfrentar cada nova situação que encontrarmos na vida. E devemos também dar testemunho do que o Senhor já fez, tanto para nos edificar (lembrando disso) como para declarar para outras pessoas o que pode acontecer, quando esperamos pelo cuidado do Senhor.

Mais uma vez o texto pode nos dizer muita coisa. Devemos seguir em obediência em relação a vontade do Senhor, devemos lembrar e testemunhar aquilo que o Senhor fez. Atitudes assim podem nos trazer grandes mudanças quando enfrentamos as dificuldades. Muitas, continuarão diante de nós. Mas teremos outra disposição ao enfrentarmos cada uma e poderemos vislumbrar a vitória da parte do Senhor a cada nova situação resolvida. Que seja essa nossa atitude: obedecermos, lembrarmos e testemunharmos diante da Palavra ou ação do Senhor.

3 comentários: